Sindhospi promove curso sobre aspectos técnicos do programa E-social
Foto/Ascom

O Sindicato dos Hospitais, Clínicas, Casas de Saúde e Laboratórios de Pesquisas e Análises Clínicas do Estado do Piauí (Sindhospi), em parceria com a Escola Nacional de Ensino em Serviços de Saúde (ENAESS), promove nesta terça-feira (20) o curso “E-social – Aspectos técnicos na Rotina Trabalhista”.

A capacitação voltada para os profissionais da área contábil, Recursos Humanos, Segurança e Saúde do trabalho, jurídico, entre outras, acontece até o final da tarde no auditório do Hospital São Marcos. O objetivo é discutir os aspectos técnicos do Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial), programa que permite aos empregadores informar ao governo informações dos trabalhadores. O curso aborda conceitos, evolução das fiscalizações, leis, dentre outros assuntos.

Raimundo Castro, consultor de gestão do Sindicato, espera que após o curso, os profissionais possam ter um maior conhecimento das leis trabalhistas e que os gestores possam estar mais capacitados.

“O curso veio com a proposta de melhorar a competitividade no setor de saúde. Queremos profissionais capacitados e por isso, o sindicato vem investindo em cursos como esses. Queremos que as práticas na área trabalhista das empresas melhorem, que tenhamos maior eficácia na gestão de pessoas”, declara o consultor.

O contador Adriano Gomes comenta que o sistema é uma forma de fiscalização e que o curso aborda como trabalhar com esse programa da forma correta. “Todas as empresas vão ser obrigadas a informar o E social. O curso está adiantando para nós, o que deve ser informado, a forma como deve ser informado e como a gente tem que se precaver para não cair em malha. Essas explicações servem tanto para empresas grandes ou pequenas”.

A gerente de RH, Alene Deusdará, conta que o palestrante foi assertivo ao resgatar na história aspectos que explicam alguns costumes dos profissionais de hoje e que o curso traz maior conhecimento sobre leis e gestão.

“Achei interessante a maneira como o palestrante iniciou o curso falando um pouco da nossa história, dos nossos costumes, de comportamentos antigos que ainda refletem nas nossas ações de hoje. Com esse curso vou aprender mais sobre as leis trabalhistas e a como lidar com as pessoas com mais Inteligência”, declarou a gerente.

Segundo o presidente do Sinhospi, Jefferson Campelo, a apresentação expositiva e os debates travados durante o curso são essenciais para que os profissionais absorvam os conteúdos expostos pelo palestrante.

“Está sendo proveitoso porque os profissionais estão tirando suas dúvidas e entendendo os aspectos técnicos do sistema que é uma realidade. Eles sairão daqui precavidos e munidos de informações para trabalhar da melhor forma, seja no setor contábil, jurídico ou de recursos humanos”, finaliza o presidente.